Governadora inaugura novas instalações da SES nesta sexta (9)

 

A governadora Roseana Sarney e o secretário de Estado da Saúde, Ricardo Murad, inauguram nesta sexta-feira (9), às 10h, as novas instalações da Secretaria de Estado da Saúde (SES). Na ocasião, será apresentado o sistema de videomonitoramento e interligação por fibra ótica de todas as unidades da rede estadual de saúde, implantada para organizar o acesso dos pacientes aos serviços, agilizar processos, melhorar a qualidade do atendimento prestado e aperfeiçoar mecanismos de gestão da área de saúde.


O prédio-sede da Secretaria de Estado da Saúde está sendo totalmente reestruturado, de forma a garantir aos servidores e à população um ambiente moderno de trabalho e de atendimento, com setores interligados, informatizados e interativos. Foram concluídos o subsolo e o primeiro andar do edifício. No térreo, que ainda está em obra, será instalada a Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (Hospitalar), que está em implantação e fará a gestão de todas as unidades da rede estadual de saúde.


O projeto de interligação dos sites da SES, batizado de “Cinturão Digital”, tem como propósito agilizar o atendimento, reduzir o tempo de espera do paciente; propiciar informações para a tomada de decisões clínicas de forma mais rápida e de qualidade; aperfeiçoar atividades gerenciais, integrar e controlar estoques, prover informações e otimizar atividades assistenciais; contribuir para a estruturação e interligação dos serviços e atendimentos em todas as unidades de saúde instalados em São Luís.

A nova infraestrutura de integração do “Cinturão Digital” moderniza e melhora a comunicação entre os sites da SES, ampliando a velocidade de informações atuais em mais de 1000 vezes, ou seja, links antes fornecidos por operadoras de comunicação ou instalados via rádio, passam a operar de forma independente e de propriedade do Governo do Estado em uma velocidade de até 10Gb sem qualquer custo ao contribuinte. O monitoramento é integrado, em tempo real e, possibilita a imediata tomada de decisões clínicas, administrativas e estratégicas.  
Telemedicina
O projeto implantado pela SES também vai auxiliar médicos em atendimento aos pacientes que procuram as unidades de saúde estaduais. Caso necessite, durante a consulta médica o especialista poderá conversar, em tempo real, com outros colegas de profissão e assim dar o diagnóstico correto, utilizando o conceito de “segunda opinião clínica”, já utilizado em hospitais de referência como o Sírio Libanês, em São Paulo.

O sistema permite ainda o cadastramento prévio de todos os exames realizados, laudos padronizados, consultas de resultados on line, agenda diária dos exames marcados com indicação dos dados do paciente e do médico solicitante; agendamento dinâmico possibilitando a marcação por médicos ou salas; localização rápida dos horários de atendimento disponíveis por médico, especialidades, locais, dias e horários, agilizando os processos de consultas e exames.


Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »
Obrigado pelo seu comentário