Pesquisa aponta queda de Flávio Dino e crescimento de Luis Fernando entre eleitores de 25 a 60 anos

Diferença entre os dois candidatos chega a apenas 9,5 pontos percentuais, de acordo com última pesquisa eleitoral de 2013.

Ainda líder na disputa pelo Governo do Maranhão com 53,4% das intenções de voto, segundo pesquisa do Instituto Conceito divulgada nesse domingo (29), o presidente da Embratur, Flávio Dino (PCdoB), não tem a preferência dos eleitores mais velhos do Estado, ao contrário de seu principal adversário em 2014, o ex-prefeito de São José de Ribamar, Luis Fernando Silva (PMDB). A mesma ojeriza ao comunista também é vista no índice de rejeição.

De acordo com a pesquisa, embora o pré-candidato do PCdoB permaneça liderando o levantamento numa escala que vai de eleitores com 16 a mais de 60 anos, à medida que a idade do eleitorado maranhense avança, Dino vai perdendo espaço no cenário político, num tombo que chega à 21,2 pontos percentuais.
Eleitorado maranhense que acompanha o cenário há mais tempo tem observado a diferença da habilidade de fazer política do pré-candidato Luis Fernando Silva em relação ao seu adversário, Flávio Dino. Foto: Reprodução
TRABALHO X GOGÓ Eleitorado maranhense que acompanha o cenário há mais tempo tem observado a diferença da habilidade de fazer política do pré-candidato Luis Fernando Silva em relação ao seu adversário, Flávio Dino. Foto: Reprodução
A queda seria uma resposta da população às alianças pragmáticas do presidente do Embratur com gente conhecida pela Polícia Federal e Ministério Público Estadual e Federal, por desvio de dinheiro público.

Embora tenha a preferência da juventude – principalmente por esse grupo passar o dia na internet como ele, o ex-juiz federal tem ganhado a antipatia da população que conhece bem os deputados e prefeitos que caminham pelo Estado na famigerada caravana Diálogos pelo Maranhão. Votar no comunista para governador seria como voltar a jogar o voto fora.

Se entre os eleitores de 16 a 24 anos Flávio Dino chega a aparecer com 60,6% contra apenas 14,6% a favor de que Luis Fernando seja eleito governador do Maranhão em 2014, na outra ponta, onde os eleitores possuem mais de 60 anos, o pré-candidato por uma parte da oposição cai para 39,4% contra 29,9% a favor de Luis Fernando Silva, uma diferença mínima de apenas 9,5 pontos percentuais, já desenhada entre os eleitores de 25 a 35 anos; de 36 a 45 anos e 46 a 60 anos da pesquisa.

Mais: em relação a todos os outros pré-candidatos [Flávio Dino, Eliziane Gama e Hilton Gonçalo], embora só tenha sido lançado como pré-candidato oficial do governo recentemente e não esteja concorrendo a nenhum cargo eletivo desde 2008, quando foi reeleito prefeito do terceiro município mais populoso do Maranhão, Silva é o único que ganha a preferência dos eleitores maranhense, de acordo o crescimento da idade dos que votam, conforme apontou a pesquisa do Instituto Conceito, realizada em 38 municípios, entre os dias 06 e 12 de dezembro.
 

 


Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »
Obrigado pelo seu comentário