Votação em segundo turno da PEC 471/05 dos Cartórios deve acontecer neste ano

Foto: Reprodução
Ficou para este ano a votação em segundo turno na Câmara da chamada PEC dos Cartórios (PEC 471/05), que é uma proposta de emenda à Constituição que busca efetivar - sem concurso público - as pessoas que trabalham nos serviços notariais e de registro. A medida alcança cerca de 5 mil pessoas que estavam nestas funções como substitutos ou responsáveis até 20 de novembro de 1994 e que permaneceram no cargo nos 5 anos anteriores ao da promulgação da nova emenda.

A Constituição de 1988 obrigou a realização dos concursos e 8 mil concursados esperam para tomar posse.

O deputado Eduardo Sciarra, do PSD do Paraná, afirma que a emenda evitará a descontinuidade do serviço em cidades pequenas:

"É que muitos cartórios no interior do Brasil, principalmente nos municípios menores, não atraem aqueles que fazem concurso hoje para dar atendimento nestas comarcas e existe quase que um trabalho social por parte de alguns pequenos cartórios que fazem registro de nascimento, certidões de óbito, casamentos... Não havendo a continuidade do trabalho destes cartórios em pequenas cidades do Brasil vai deixar de se prestar um grande serviço à população"

Sciarra explica ainda que os atuais servidores têm respaldo em leis estaduais anteriores à Constituição. Mas o presidente do Sindicato dos Registradores Públicos do Estado do Rio Grande do Sul, Edison Ferreira Espíndola, não concorda com a medida:

"Entendemos que essa PEC é imoral e somos totalmente contra porque os concursos já existem há algum tempo para os cartórios de registro e os de notas. E vamos mais além: as pessoas que buscam aprovar esta PEC, elas têm por fim desmoralizar a nossa classe de notários e registradores"

Atualmente, existem 13.416 cartórios no País, dos quais cerca de 9.700 se encontram em situação regular, segundo dados do Conselho Nacional de Justiça.
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »
Obrigado pelo seu comentário