TSE divulga perfil dos eleitores para o pleito de outubro

Foto/Internet
 Mais de 142 milhões de eleitores deverão comparecer às urnas para escolher seus candidatos. Mas o perfil do eleitor brasileiro mudou nos últimos quatro anos, segundo pesquisa divulgada nesta terça-feira, 29/07, pelo Tribunal Superior Eleitoral.

Nas próximas eleições em outubro, mais de 142 milhões de eleitores deverão comparecer às urnas para escolher seus candidatos.

Segundo os dados do TSE o número de eleitores entre 16 e 17 anos, faixa etária em que o voto é facultativo, diminuiu em 750 mil.

Para o presidente do TSE, ministro Dias Toffoli, essa diminuição é resultado na mudança da metodologia utilizada este ano, que leva em conta o dia da eleição, então aqueles que completarem 18 anos até cinco de outubro passam a integrar outra faixa etária, onde o voto é obrigatório.

Outro dado que chama a atenção é o aumento de quatro milhões no número de eleitores com mais de 60 anos. Segundo Dias Toffoli, esse é um reflexo do envelhecimento da população.

"Então há um envelhecimento como o IBGE vem destacando nos levantamentos que são feitos do envelhecimento devido à queda de natalidade, mas esse diminuição de população mais nova de eleitores em relação a faixas etárias mais velhas está se dando também nas faixas etárias que o voto é obrigatório."

Outro dado apontado pela pesquisa é que 43 por cento dos eleitores estão no Sudeste e a maioria, 52 por cento, é composta por mulheres.

A faixa etária predominante nas eleições deste ano está entre 45 e 59 anos. Em 2010, os eleitores entre 25 e 34 anos formavam a maioria.

Dois milhões de pessoas devem trabalhar nas próximas eleições. A votação será realizada em 530 mil urnas eletrônicas.

Fonte: TSE

Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »
Obrigado pelo seu comentário