Começa hoje propaganda eleitoral para candidatos a presidente


 Começa nesta quinta-feira a propaganda eleitoral gratuita para os candidatos a presidente da república do segundo turno das eleições.

Os candidatos à Presidência da República e aos Governos estaduais têm o mesmo tempo para defender suas propostas no Rádio e na Televisão.

De acordo com a Lei Eleitoral, a propaganda gratuita no rádio e na TV pode começar já dois dias após a proclamação dos resultados do primeiro turno. Por pedido das campanhas dos dois candidatos à Presidência, a propaganda na TV começa nesta quinta à noite. Será veiculada em dois períodos diários de 20 minutos, com dez minutos para cada candidato. No rádio, às 7 e às 12 horas, e na televisão às 13 e às 20e30, horário de Brasília. Primeiro será veiculada a propaganda da candidata Dilma Rousseff, que obteve maior votação no primeiro turno. Depois a ordem será alternada a cada programa. Nos estados onde não haverá disputa de segundo turno para governador, a propaganda vai durar 20 minutos, somente com os candidatos a presidente. Nos demais, será de 40 minutos, todos os dias, inclusive aos domingos. O ministro do Tribunal Superior Eleitoral Admar Gonzaga explica que no segundo turno a propaganda é dividida igualmente entre os concorrentes:

No primeiro turno a campanha é dividida de acordo com as bancadas dos partidos que integram a coligação... No segundo turno a conta é zerada isso não tem mais interferência e você tem os dois candidatos em pé de igualdade para fazer a campanha eleitoral.

Logo após a propaganda dos candidatos à Presidência, virá a dos candidatos a governador. No Distrito Federal e nos 13 estados com segundo turno, a data de início da propaganda varia. O horário eleitoral gratuito no rádio e na televisão termina dia 24, dois dias antes da votação, como também na imprensa escrita. Será ainda o último dia para realização de debates. Já no sábado, véspera da eleição, termina a propaganda com uso de alto-falantes ou amplificadores de som. Será o último dia também para distribuição de santinhos, promoção de carreatas, passeatas ou uso de carros de som.
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »
Obrigado pelo seu comentário