Prefeitura começa elaborar Plano de Cargos e Carreiras da educação municipal


Aconteceu na tarde de ontem por volta das 17hs uma reunião com o Chefe da Casa Civil do Município de Coroatá Elias Moura, a reunião tinha a intenção de tratar sobre o plano de cargos e carreiras referente aos professores que lecionam na rede municipal de ensino, presentes na reunião estavam o secretário de educação Josias Silva e o sr. Jomar de Jesus Santos, representante da empresa escolhida para a elaboração do PCC de Coroatá, a empresa Qualis.

DSC_0450

Mas, na verdade o que é o PCC?  É um planos de cargos e  carreiras que entrará em votação na câmara municipal e que englobará todos os direitos e deveres dos professores do município de Coroatá buscando elencar tudo que é estabelecido na Lei Federal da Educação e nos demais dispositivos normativos que regem direitos e deveres dos professores. É de extremo interesse da Prefeita Teresa Murad que esse plano englobe tudo o que for necessário para que o nosso município tenha excelência na qualidade de ensino, e que, além disso, os professores tenham certeza de que seus direitos e deveres estejam garantidos, tanto no que trata de carga horaria, salário, execução do trabalho e demais direitos e deveres que a lei determina.

É bom lembrar que o município de Coroatá já vem cumprindo todos os determinantes que a Lei de Diretrizes Básicas estabelece para os professores efetivos da cidade de Coroatá, como por exemplo um valor pago acima do piso salarial, o cumprimento da carga horária determinada em lei, mas a partir do PCC, o munícipio vai adotar outros direitos que irão facilitar o trabalho dos professores na rede municipal de ensino.
DSC_0477

Para a elaboração do PCC, o município contará com a ampla participação dos representantes da classe envolvida e da sociedade, do Ministério Público Estadual, do Poder Judiciário e do Sindicato dos Professores de Escolas Públicas do Município (SIPROEM). Na gestão anterior para teria acontecido um ensaio de elaboração de plano de cargos e carreiras, mas segundo o Chefe da Casa Civil Elias Moura, depois de analisado esse mesmo plano foi tido como uma tentativa de criar embaraços políticos partidários trazendo dificuldades para a atual gestão que administra o município, “Nele não havia embasamento legal nem programação ou dotação orçamentária, tão pouco organização programática para ser executado, ele foi feito nas escuras, ele foi feito rapidamente, tanto prova disto é que a justiça o anulou, não fomos nós que o anulamos, a justiça o anulou porque reconheceu todas as ilegalidades contidas nele, a partir de agora a prefeita irá fazer um plano responsável que realmente elenque o que é necessário para que a educação do nosso município possa caminhar bem”, disse o Chefe da Casa Civil.

DSC_0482

A empresa Qualis terá participação essencial no processo de formação do PCC, em conversa com o representante da empresa Jomar de Jesus entendemos como vai funcionar a parceria, “terá uma participação pelo fato de ter legalidade, faremos um levantamento de diagnostico no município, levantaremos dados sobre as escolas, os alunos, o gasto que a prefeitura está tendo com os professores para a gente poder ter informações corretas e daí elaborar um plano básico para se iniciar as reuniões, temos grandes profissionais para realizarem as reuniões e o estudo dentro do que for necessário para o município conforme o secretário de educação, o procurador e demais pessoas que vão estar envolvidas, então estaremos trabalhando um plano de cargos e carreiras dentro da realidade do município”.

Essa só foi à primeira das reuniões, para o SIPROEM este é um momento muito especial, pois esse é um rendimento da luta que vem sendo empregada a uma certo tempo pela busca da implantação desse plano de cargos e carreiras, inclusive até um seminário foi realizado para discutir ideias e para ver os anseios da classe se tornarem reais, esse primeiro momento do sindicato foi um momento prático entre os professores e o poder público. Os professores aguardam com muita ansiedade o primeiro esboço que será feito pela Qualis, comtemplará os direitos dos professores.

DSC_0540

O governo atual tem buscado soluções e parcerias que façam valer o direito de todos de forma justa e com muita transparência, essa é a nova cara de Coroatá, uma cidade de todos, onde todos tem espaço e direitos, mostrando que agora Coroatá é de todos nós.

Fonte: SECOM/CTA
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »
Obrigado pelo seu comentário