Sagrima faz entrega de patrulha mecanizada a agricultores familiares

 


O secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Sagrima), Cláudio Azevedo entregou, na manhã desta sexta-feira (20), cinco patrulhas mecanizadas destinadas aos agricultores familiares de São Luís, Vitória do Mearim, Rosário, Balsas e Paço do Lumiar. A entrega simbólica aconteceu no Parque de Exposições, onde é realizada a Expoema, em São Luís e contou com a presença do deputado federal Lourival Mendes.
 
Além das patrulhas mecanizadas entregues, adquiridas por meio de emenda parlamentar do deputado Lourival Mendes, a Sagrima doou este ano mais 34 patrulhas, que são compostas por trator, grade aradora e carreta agrícola, adquiridas, também, com recursos de emendas de deputados estaduais maranhenses, complementados com recursos do tesouro estadual.

 
O secretário Cláudio Azevedo ressaltou que a entrega dos tratores possibilita o acesso a uma agricultura mecanizada, melhorando a vida dos agricultores que praticam a tradicional “roça no toco”, onde a área é roçada e queimada, resultando em baixa produtividade. “O Maranhão tem vocação agrícola e com a entrega desses tratores o governo estadual proporciona aumento da produtividade e acréscimo de novas áreas agrícolas”, afirmou Cláudio Azevedo.
 
As patrulhas mecanizadas tornam o plantio mais eficiente e reduzem o trabalho manual, além de possibilitar que o agricultor plante por vários anos no mesmo local, utilizando adubação e correção do solo, o que não acontece na roça no toco, onde praticamente não é empregada nenhuma tecnologia. “Nós produzimos pouco arroz, milho, feijão, mandioca e outros cultivos porque é muito trabalhoso limpar a área com o uso da enxada”, contou o agricultor do povoado Jacamin, em São Luís, José Raimundo Sena Pereira. “Com esse trator nós vamos ampliar nossa área e não vamos mais fazer queimadas”, planeja ele.
 
Lourival Mendes ressaltou a parceria entre os governos estadual e federal, que está proporcionando a transformação no setor produtivo maranhense. “Essa parceria é salutar para o produtor rural e as comunidades porque vislumbra uma perspectiva de mudança e transformação que eles estão precisando”, afirmou o deputado federal.
 
Além de auxiliar o agricultor no preparo da área, a carreta agrícola que integra a patrulha mecanizada vai auxiliar no escoamento da produção, principalmente nas áreas de difícil acesso. “Nós usamos carros de mão, alugamos carroça para transportar a nossa produção e agora essa carreta vai nos ajudar muito”, disse a presidente da Associação dos Artesãos, Pescadores e Agricultores do Cajueiro, localizada em Rosário, Rosângela Viana Barros.
 
Também participaram da entrega simbólica dos tratores o vereador de Rosário, Nazareno Alves de Barros e o secretário de Governo e Articulação Política de Balsas, Deusval Trajano.
Mais patrulhas
 
Além das 39 patrulhas mecanizadas entregues em 2013, a Sagrima adquiriu mais 11, que serão entregues no próximo ano. O órgão realizou nesta semana a licitação para a aquisição de mais 40 máquinas, num prazo de um ano.
 
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »
Obrigado pelo seu comentário