Governo vistoria obras de construção de CRAs e CReas em São Luís


As obras dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAs) que estão sendo construídos nos bairros do Vinhais e São Raimundo pelo Governo do Estado foram vistoriadas, nesta terça-feira (16), pelo subsecretário de Desenvolvimento Social Agricultura Familiar (Sedes), Emílio Murad, que estava acompanhado do secretário adjunto de Renda de Cidadania da Sedes, Expedito Moraes.

Além desses dois bairros, estão sendo construídos CRAs e Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAs) nas comunidades do Turu, Coroadinho, Cohab e Bequimão, em São Luís. Também serão beneficiados os municípios de Paço do Lumiar, Raposa e São José de Ribamar.


“Esse é um programa amplo que deverá ser implantando em todos os municípios maranhenses até o final do ano”, declarou o subsecretário da Sedes, Emílio Murad, ao informar que estão sendo investidos R$ 103 milhões na construção de 158 CRAs e 18 CREAs em 154 municípios já habilitados. “Essa é uma ação que acontece em parceria com os municípios”, ressaltou.

O secretário adjunto de Renda de Cidadania da Sedes, Expedito Moraes, explicou que as unidades são essenciais para as comunidades, pois possibilitam o acesso das pessoas aos programas de renda do Governo Federal. “As unidades representam espaços voltados para inclusão social plena”, destacou.

Ele disse que as unidades geralmente são construídas com recursos federais, mas que o Maranhão é o primeiro estado no país a construir CRAs e CREAs com recursos do Tesouro Estadual, que serão entregues aos municípios.

Expedito Moraes explicou que os Centros de Referência de Assistência Social atuam como as principais portas de entrada do Sistema Único de Assistência Social (Suas), responsável pela organização e oferta de serviços da Proteção Social Básica nas áreas de vulnerabilidade e risco social. Já os CREAs, são unidades públicas e estatal que ofertam serviços especializados e continuados a famílias e indivíduos em situação de ameaça ou violação de direitos (violência física, psicológica, sexual, tráfico de pessoas, cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto, etc.)

Os centros vão possibilitar a ampliação do cadastro de famílias em programas como o Bolsa Família e, também, o atendimento a idosos, com a realização de cursos e assistência e acompanhamento para a concessão de aposentadoria, entre outros atendimentos.

       O engenheiro responsável pelas obras, Lucas Barros, revelou que o projeto é padrão, os CRAs tipo 1, possuem 167 m2; e o tipo 2, 140 m2. Os CREAs ocupam áreas maiores, de 216 m2. Ele disse que os trabalhos estão dentro do cronograma.
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »
Obrigado pelo seu comentário