Governadora Roseana inaugura primeira etapa de urbanização da APA Itapiracó


A governadora Roseana Sarney inaugurou, nesta terça-feira (2),  a primeira etapa da obra de urbanização da Área de Proteção Ambiental do Itapiracó (APA Itapiracó).  Foram entregues os acessos Oeste (continuação da Avenida do Itapiracó), Sul e Norte, que interligam os bairros adjacentes ao Itapiracó.

 Acompanhada da secretária de Estado de Meio Ambiente, Genilde Campagnaro, a governadora descerrou a placa, cortou a faixa e, em seguida, percorreu 200 metros do complexo ambiental, acompanhada de moradores de bairros próximos, secretários de Estado, do deputado eleito, Adriano Sarney, e do arquiteto, Marcos Borges, responsável pelo projeto.

“Nós estamos entregando, hoje, uma área que será de suma importância para a população e, principalmente, para aqueles que gostam de praticar atividades físicas e de fazer caminhadas. Esta é a primeira etapa de um total de três, sendo que as outras duas ainda serão concluídas. Nesta obra, investimos R$ 26 milhões, recursos do Fundo de Unidades de Conservação. Deixo tudo organizado e dinheiro em caixa para a continuidade da obra pelo próximo governador”, disse.

Também foram entregues os serviços de infraestrutura, compostos por rede de água e drenagem, rede elétrica, além de parte do sistema de iluminação dessa via principal e a primeira praça, provisoriamente denominada de Praça da entrada.


Segundo a secretária de Estado de Meio Ambiente, Genilde Campagnaro, trata-se de uma obra pensada para integrar a comunidade ao meio ambiente, promovendo consciência ambiental. “Estamos integrando, de forma harmônica, os moradores e essa área ambiental que já existia e foi reorganizada para servir de espaço de lazer para a comunidade”, destacou a secretária.

O arquiteto Marcos Borges frisou que no total haverá 16 praças às margens da Avenida 8, sendo que cada uma das praças será uma estação de saúde, algumas com equipamentos de ginástica e outros benefícios para a prática da atividade física. De acordo com ele, a área engloba 322 hectares. “Esta área estava subutilizada e demos a ela uma função sustentável, não agredindo ao meio ambiente”, enfatizou. 
 

Plano de Manejo
O plano de manejo da APA foi elaborado em 2006. No último dia 10 de junho, foi assinada a ordem de serviço para a construção do Complexo Ambiental APA Itapiracó e iniciadas as primeiras ações no local. A área está localizada entre os bairros mais populosos da cidade de São Luís e é classificada como unidade de conservação de uso sustentável, que tem como objetivos proteger a diversidade biológica, ordenar o processo de ocupação humana e assegurar a sustentabilidade do uso dos recursos naturais. “Eu achei uma ideia excelente e está sendo de suma importância para quem mora nas proximidades, como eu, que todos os dias caminho aqui e agora venho com mais vontade”, disse a dona de casa Maria Cristina Araújo Brito.

 


A APA do Itapiracó abrange uma vegetação remanescente de floresta amazônica classificada em mata de terra firma e mata periodicamente representada por angelim, andiroba, pequi, bacuri, ariri, sapucaia, buriti, janaúba e tucum, entre outras. Além da conservação da fauna e da flora, a APA representa importante papel na manutenção do micro clima da Ilha de São Luís. “É muito bom você curtir a natureza, e também relaxa. Um fim de tarde é maravilhoso”, disse a agente administrativa, Rosseane Santos. 

Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »
Obrigado pelo seu comentário