O Senador José Sarney, do PMDB do Amapá, foi homenageado nesta quarta-feira por dezenas de servidores do Senado, pelo seu papel decisivo na criação da estrutura de Comunicação Social da Casa.
Desde a década de 90, a TV e a Rádio Senado, assim como o Jornal e a Agencia permitem que os Senadores possam falar diretamente aos cidadãos, contribuindo para a maior transparência das atividades legislativas.
Na homenagem, realizada num dos estúdios da TV Senado, o senador José Sarney, do PMDB do Amapá, falou sobre o processo de criação dessa emissora e da Rádio Senado:
A rádio senado, que produzia material noticioso para a voz do brasil, começa a se organizar para transmitir na íntegra e ao vivo os debates ocorridos nas comissões e no plenário, neste primeiro ano de 95. A TV por sua vez, começa também a fazer experimentalmente suas transmissões em 5 de fevereiro de 96, contando com uma equipe de 10 jornalistas.
Sarney destacou o esforço de diversos funcionários, entre eles o jornalista Fernando Cesar Mesquita, em cuja gestão foram criadas as duas emissoras. Para o diretor da Secretaria de Comunicação Social do Senado, Davi Emerich, o papel do senador foi fundamental:
Ele foi uma peça decisiva para criar o sistema de comunicação do Senado, já existiam algumas atividades de comunicação, alguns releases, som interno na casa, mas como sistema, TV, rádio, jornal e agencia, tudo isso foi criado em 1995 exatamente por ele
O senador Sarney, que é o parlamentar de carreira mais duradoura no Congresso Nacional, encerra seu mandato em janeiro.
ConversãoConversão EmoticonEmoticon