SES se prepara para campanhas de imunização contra pólio e sarampo

Secretaria de Estado de Saúde (SES) divulga nota técnica de preparação para período de vacinação das campanhas de imunização contra pólio e Sarampo. A nota é destina às unidades, postos de saúde e profissionais como forma de disseminar informações a cerca do período e conduta a ser seguida para obtenção de metas a serem atingidas no estado.

A nota técnica apresentada pela Secretaria Adjunta de Vigilância em Saúde, por meio da Superintendência de Epidemiologia e Controle de Doenças, e pelo Departamento de Controle das Doenças Imunopreveniveis, apresenta além das informações relevantes aos profissionais alertando para os procedimentos, a estratégia que será disponibilizada em todo período estipulado para imunização que terá total de 21 dias, considerando as datas chaves de 8 e 22 de novembro para os chamados dia "D" da vacinação.

De acordo com a coordenadora de imunização do estado, Helena Silva Carreiro, chefe do Departamento de Controle das Doenças Imunopreveniveis, a importância da divulgação das informações técnicas consolidam um trabalho de elaboração que se inicia com a distribuição de insumos, doses propriamente ditas repassadas para regionais de saúde e por conseguinte aos municípios, arregimento de pessoal e aparato envolvido, e a definição de pontos de imunização.

"Cada município já possui um acúmulo de experiência na operacionalização de Campanhas de Vacinação. No entanto, devido necessidade de se ampliar a proteção e cobertura vacinal evitando a possibilidade de ocorrência de casos das doenças poliomielite, conhecida também como paralisia infantil, e o sarampo, recomenda-se todo empenho dos municípios com reforço de algumas ações que elevem a campanha à prioridade sanitária absoluta; instituído parcerias, convocação pelos meios de comunicação, incentivando e orientando por meio de material educativo, e, sobretudo manter uma atuante vigilância para com eventos adversos pós-vacinação", explica.

O Maranhão inicia vacinação contra Pólio e Sarampo neste sábado (8) quando será deflagrada a ação de campanha em todo país pelo Ministério da Saúde (MS). A campanha tem como meta vacinar contra as doenças mais de 1.067,154 crianças, em todo país sendo 562.502 contra Poliomielite e 504.652 contra o Sarampo. No estado a meta pretendida está prevista para 95% de imunização da população alvo, ou seja, crianças de seis meses e menores de cinco anos de idade, no caso da vacinação contra a pólio, e de um até quatro anos, 11meses e 29 dias, para a vacinação contra o sarampo.

Para isso o estado vai contar com número aproximado de 1.300 postos de vacinação; cerca de 738 veículos utilizados na retaguarda da campanha; e 6.706 profissionais envolvidos diretamente para a execução das ações de imunização visando manter  elevada cobertura vacinal contra a poliomielite de forma homogênea em todos os municípios, evitando a reintrodução do vírus selvagem da poliomielite no Brasil, garantindo assim, a condição de país certificado internacionalmente para a erradicação da poliomielite. E em relação ao sarampo resgatar menores de cinco anos ainda não vacinados, corrigir falhas na vacinação contra sarampo e da rubéola, visando garantir a manutenção do estado de eliminação do sarampo e rubéola no país por meio da ministração das vacinas tríplice viral e tetra viral de acordo com a necessidade apontada pela carteira de imunização documento indispensável para cada criança levada a um posto de vacinação pelo pai ou responsável.
Doenças
No Brasil faz 25 anos que a poliomielite ou paralisia infantil está erradicada. A doença é de natureza infecto contagiosa viral aguda, caracterizada por um quadro de paralisia flácida, e de início súbito. O modo de transmissão ocorre por contato direto pessoa a pessoa, pela via fecal oral, por objetos, alimentos e água contaminados com fezes de pessoas doentes ou portadores, e através de gotículas de secreções da orofaringe (ao falar tossir e espirrar). A doença pode ser moderada ou severa, e nos casos mais graves podem levar à paralisia e morte.

Quanto ao sarampo, no Brasil, os últimos casos autóctones de sarampo ocorreram no ano 2000 e desde então, os casos registrados eram importados ou relacionados à importação. Em 2013 e 2014, foram registrados 596 casos da doença no país, com maior concentração nos estados de Pernambuco (224) e Ceará (365). O sarampo é uma doença infecto-contagiosa provocada pelo Morbili vírus e transmitida por secreções das vias respiratórias como gotículas eliminadas pelo espirro ou pela tosse. O período de incubação, é de cerca de 12 dias e a transmissão pode ocorrer antes do aparecimento dos sintomas e estender-se até o quarto dia depois que surgiram placas avermelhadas na pele. A principal forma de combater a doença é por meio da imunização.

Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »
Obrigado pelo seu comentário