Governadora Roseana prestigia formatura de 437 profissionais da Polícia Civil


Mais de 430 candidatos participaram do encerramento do Curso de Formação Profissional da Polícia Civil do Maranhão, nesta quinta-feira (12), em cerimônia que contou com a presença da governadora Roseana Sarney. O evento foi realizado Centro de Convenções Governador Pedro Neiva de Santana. O curso é a última etapa de concurso realizado pelo Governo do Estado, por meio das Secretarias de Segurança Pública (SSP) e de Gestão e Previdência (Segep). A partir de agora, terá início o processo de nomeação e posse dos concursados.
 
A governadora Roseana lembrou que este é o maior concurso para a Segurança Pública, já realizado no estado. “Todo esse efetivo, de quase 2.500 policiais militares, civis e bombeiros, começará a ser empregado no início de 2014, principalmente nas cidades do interior do estado, onde há grande demanda. Além do concurso público, as ações e investimentos na área de segurança não param. Adquirimos mais 400 novas viaturas e 150 motos, que serão entregues em fevereiro”, disse.
 
Roseana Sarney destacou que na próxima semana também será encerrado o Curso de Formação de Bombeiros Militares. Informou, ainda, que no dia 13 de janeiro terá início o curso para delegados e em fevereiro será concluído o curso da Polícia Militar.
 
Aumento de vagas
 
O secretário de Segurança Pública, Aluísio Mendes, lembrou que o número inicial de vagas no concurso aumentou. “Na Polícia Civil, aumentou em 70% o contingente inicialmente previsto, totalizando 437. E na Polícia Militar se for confirmada a inclusão de mais 1.000 vagas, vai aumentar em 50% o número de policiais aprovados. Com certeza, a política de segurança no estado, que é de inclusão de novos profissionais, deve ser mantida nos próximos anos e com isso, ganha toda a sociedade maranhense, que vai sentir a presença mais efetiva da polícia nas ruas”, ressaltou. 
 
Para o secretário de Gestão e Previdência, Fábio Gondim, esse é um momento importante para os concursandos, que em breve serão nomeados e a sociedade vai receber novos de policiais, competentes e capacitados. “O governo está realizando um conjunto de ações que vão melhorar as políticas públicas de segurança. Foram abertas pouco mais de 200 vagas para diversas áreas na Polícia Civil e foram selecionadas 437 pessoas que estão aptas para assumirem os cargos”, afirmou
 
A delegada geral da Polícia Civil, Maria Cristina Meneses, reforçou que o certame beneficia todo o Maranhão. “Com o concurso, vamos suprir as comarcas que ainda não possuem delegados, a partir de março, quando eles se formarão. Com isso, vamos agilizar os inquéritos, fazer a investigação de modo mais proveitoso e rápido. Os aprovados atuarão tanto no interior, como na capital”.
 
Aprovada em 1º lugar no curso de formação na área de Médico Legista, a concludente Flávia Figueiredo falou da emoção em encerrar esta etapa. “O curso foi especial, tivemos aulas que servirão ao exercício profissional, como as de tiro e de defesa pessoal, que irão nos embasar na carreira. Fico feliz em acrescentar ao quadro de médicos legistas do estado e prestar um bom serviço ao Maranhão”.
 
Também participaram da solenidade o secretário chefe da Casa Civil, João Abreu; o chefe do Gabinete Militar, coronel José Ribamar Vieira; os deputados federais Lourival Mendes e Sétimo Waquim; o deputado estadual, José Carlos Nunes; o comandante do Corpo de Bombeiros, Vanderley Pereira; e o diretor da Academia Integrada da Polícia Civil, Mauro Costa da Rocha; além dos superintendentes, diretores de órgãos da Polícia Técnico-Científica, representantes do Sistema de Segurança e familiares dos formandos.
 
Novos profissionais
 
Ao todo, foram formados 437 candidatos, sendo 261 Investigadores, 80 Escrivãs, 45 Peritos Criminais; 14 Médicos Legistas, nove Farmacêuticos Legistas, 12 Odontolegistas e 16 Auxiliares de Perícia Médico Legal. O treinamento teve duração de três meses e, a partir de agora, o Governo do Estado dará início ao processo de nomeação e posse.
 
Cada curso teve a carga horária total de 350 horas/aulas, constituído por uma média de 25 disciplinas, em que os alunos foram submetidos a avaliações teóricas e práticas, sendo todas de caráter eliminatório e classificatório, tais como: Educação Física, Defesa Pessoal e Armamento e Tiro, Ética e Cidadania aplicada à Atividade Policial, Psicologia e Saúde Aplicada, Direitos Humanos, Investigação e Inteligência Policial, entre outras.
 
Conforme previsto no edital do certame, foram considerados aprovados os alunos que obtiveram em cada disciplina nota igual ou superior a 5, sendo eliminado automaticamente e desligado do curso, o aluno que alcançou nota inferior.
 
Para o concurso da Polícia Civil foram inscritos um total de 14.485 candidatos. A realização de todas as etapas do processo seletivo é de responsabilidade da Fundação Getúlio Vargas (FGV).
 
Outras ações
 
O Governo do Estado também desenvolve um leque de ações para fortalecer as ações de segurança. Está em fase de construção a Unidade de Segurança Comunitária (USC) do Coroadinho e já foi assinada a Ordem de Serviço para a obra na Cidade Olímpica. A previsão é que sejam criadas mais 11 USCs na capital e no interior.
 
Também já está autorizada a reforma e construção de Delegacias e Batalhões da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros no interior. Ainda este mês, será inaugurado o Grupamento do Corpo de Bombeiros em Bacabal, que contará com caminhão de combate a incêndio, ambulância e outros equipamentos.
 
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »
Obrigado pelo seu comentário