SES realiza Reunião de Coordenadores do CAPS e do Colegiado de Saúde Mental

 
Avaliar o atendimento, sugerir e implantar medidas que fortaleçam o conceito de Rede de Atenção Psicossocial foram os principais objetivos da XVI Reunião de Coordenadores de Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e da VII Reunião do Colegiado de Saúde Mental, realizadas nesta quarta-feira (11), em São Luís. Realizado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio do Departamento de Atenção à Saúde Mental (DASM), o evento reúne os coordenadores de CAPS e integra as discussões dos órgãos públicos que atuam no desenvolvimento e acompanhamento de políticas públicas ligadas à promoção dos serviços de atenção em saúde mental no estado.
 
Segundo o chefe do Departamento, Raimundo Teodoro, a participação e interação de diversos representantes de órgãos, como a Secretarias de Estado de Direito Humanos, Assistência Social e Cidadania (Sedihc), de Educação (Seduc), e Ministério Público do Maranhão (MP), são o caminho para se discutir melhorias para a execução da política de atenção implantada hoje no estado.
 
“Quando estes atores se debruçam, junto com os executores (coordenadores de CAPS e dos Programas de Atenção nos municípios), para buscar entendimentos de questões legais, quanto ao cumprimento de protocolos clínicos, é fato que ocorram melhorias imediatas na área das políticas de atenção destinadas ao usuário”, explanou Raimundo Teodoro.
 
Preparação
 
Além de avaliar o desenvolvimento da política de atenção o evento serve de base para apontar diretrizes a serem seguidas no próximo ano, e antecede discussões que acontecerão durante o III Encontro da Rede de Atenção Psicossocial, a partir desta quinta-feira (12), no auditório Central da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Para o Encontro, estão programadas palestras, painéis e conferências com representantes do Ministério da Saúde (MS) e profissionais renomados no ramo da psiquiatria brasileira.
 
Entre as discussões, destaque para o tema que abordará a atenção à saúde mental na infância. Especificamente neste, a técnica do DASM/SES, Janet Valóis, lembra que o evento contará com a presença do psiquiatra Rossano Cabral, referência nacional para assuntos ligados à saúde mental na infância e adolescência.
 
“Essa, com certeza, será uma das palestras com maior peso dentro da programação, devido ao fato de que o Maranhão começa a despertar para a problemática de serviços voltados à atenção da saúde mental infanto-juvenil”, afirmou ela, lembrando que já começam a despontar no estado os chamados CAPS-i, destinados a esta parcela da população. “Já contamos, atualmente, com três destes centros em atuação: um em Timon, outro em Imperatriz e mais um Caxias”.
 
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »
Obrigado pelo seu comentário